Ser ALTRUÍSTA é bom, mas a maioria das pessoas não entendem

O que significa altruísmo? Altruísta é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade. O termo altruísmo foi criado por A. Comte para designar uma atitude solidária oposta ao egoísmo.



FILOSOFIA
Segundo o pensamento de Comte 1798-1857, tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo.


Jesus, nosso maior exemplo de ser humano bondoso/amoroso, era altruísta;

 O altruísta serve com amor, doa-se sem estabelecer condições. Como disse o Apóstolo Paulo, “Não busca seus próprios interesses”. Na parábola do bom pastor, Jesus apresenta-se como Modelo de altruísmo. “Eu sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a Sua vida pelas Suas ovelhas” (João, 10.11)



Dificilmente uma pessoa altruísta se magoa com alguém, ou se decepciona. Na verdade isso não acontece. Pelo simples motivo de que não esperamos nada. Deixamos as coisas acontecerem. As pessoas se revelarem quem são. Então vamos descobrindo e registrando os pontos positivos e os negativos, assim sabemos como devemos tratar aquela pessoa. Sim, para cada pessoa tem uma adaptação. Tem pessoas que ouvem conselhos, os seguem... Outras precisam de "choques" para entenderem o recado. O importante é manter relações saudáveis.

Pensamentos:

Não é que eu não me importe com você. É exatamente porque me importo que aceito o que você quer, ou pelo menos, diz que quer...

Dizer; tá bom pra tudo que acontece soa como indiferença para as pessoas, mas não é. 
É que ao em vez de querermos algo projetado, idealizado, escolhemos querer o que temos, a realidade como ela é. Deve ser respeitada. Olhamos para o que temos e não para o que queríamos ter... Pois é melhor aproveitar ao máximo o que se tem, do que perder tempo inventando querer algo que nem sabemos se iríamos querer de fato! (entramos em um paradoxo - fuja disso! Não viva pelas conjecturas). Vá pela outra ponta. Escolha o que já tem, e cuide disso. Se dedique a melhorar a realidade. Não despreze a realidade, transforme ela da melhor forma possível!


Vida é o que acontece com você enquanto você está ocupado fazendo outros planos” John Lennon
Me preocupo mais com os problemas das pessoas, do que com os meus. Como se minha própria vida não tivesse nenhum problema... Penso que meus problemas são banais e que muitas pessoas em minha volta tem problemas reais, complicados. Então priorizo isso, a gravidade das situações! E isso tem um ponto positivo/estranho, porque em quanto estamos preocupados em ajudar o próximo e pensando em resolver seus problemas, é como se nossas vidas ficassem no piloto automático. E incrivelmente tudo se resolve naturalmente. Creio que seja Deus que resolva; posso falar por mim. Sempre que tenho um grande problema, eu sigo o conselho, daquele velho ditado "deixe nas mãos de Deus". Penso que se for fiel a minha filosofia de vida, e meus princípios; não preciso ter dúvida de que tudo dará certo. E as situações são tão perfeitas, que realmente as coisas vão acontecendo ao meu favor; sempre!
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28
Quanto mais abro mão dos meus próprios interesses e priorizo o bem dos outros, mais coisas boas acontecem na minha vida. É como se eu estivesse plantando flores, e pudesse sentir seus perfumes antes delas florescerem!  E sempre acontece! É realmente incrível, como Deus é Fiel e cuida da gente. Eu nem me preocupo, só penso que Ele vai resolver minhas "ladainhas" enquanto isso eu penso como ajudar os "dramas" alheios...




Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Mateus 6:33 



Conselhos: 

Aceitar a realidade! Ser racional, é a melhor coisa que existe! Ame o que você tem hoje...




Enxergue as pessoas como elas realmente são! Não invente características pra elas... Conheça elas, se permita a apreciar o que muitas vezes é diferente do que você concorda. Respeite, compare, aprenda!







Não passe por cima das pessoas! PARE, deixe elas serem quem são. Quando estiverem erradas mostre com suas atitudes o certo. Vivendo e não ditando regras e criticas... As pessoas não gostam de julgamentos morais, e não vão te ouvir! Faça diferente, mostre que realmente se importa com elas. Elas irão sentir sua sinceridade, então sim, você poderá ajudá-las de fato.

Seja positivo, olhe para as circunstâncias com ânimo, bom senso e principalmente bom humor! Saiba transformar os momentos... Faça as coisas acontecerem, faça as pessoas sorrirem, brinque com elas, fale besteiras! Dê risada de si mesmo.




Receba o amor que as pessoas tem pra te dar! não espere mais que isso... Quando o amor partir, aceite! Não se sinta traído, abandonado, coitado. Faça outras coisas da vida! Não pare no tempo, não exija o que não pode ser exigido!



Aceite que tem certas fases da vida que se vão aos poucos mudando e nunca voltam, e outras que simplesmente acabam de repente! É normal, e isso é bom. Faz parte do desenvolvimento, do fluir da vida...


Cultive amor, não se preocupe se a pessoa merece ou não! Isso não importa, não importa as bobagens que ela fez, ou disse... O amor sempre tem o mesmo resultado! Aproveite o carinho das pessoas sem julgá-las se elas merecem. Não se pergunte se elas lhe ajudariam (em determinada situação), na maioria das vezes a resposta é não. Mas não pense nisso. Cada pessoa irá lhe ajudar, fazer parte da sua vida, da sua história. Não queira pessoas perfeitas, que não errem. Observe, aprenda com o erro delas também. E entenda que cada pessoa vai te ensinar algo importante. Mesmo sendo positivo ou negativo, será uma boa experiência!



Lembre-se; se não houvesse a tempestade, o arco-íris não surgiria!



Crie situações inusitadas, seja criativo! Tem muitas coisas/situações que podem ser divertidas e inesquecíveis... Faça besteiras, cante, dance, pague micos, dê risadas à toa, e de vez em quando tire fotos desses momentos se quiser... Contagie as pessoas com sua loucura!






Não se preocupe muito com a opinião dos outros... Porque na verdade eles nem conhecem você, e muitas vezes nem eles mesmos! Relaxa, deixa que pensem, você não precisa da admiração de ninguém, a não ser de você mesmo. Faça coisas que signifiquem para você e para as pessoas que ama!




Entenda que cada pessoa é única, saiba apreciar o convívio com ela. Porque provavelmente em algum momento seus destinos irão mudar e separar... Então aproveite ao máximo, sem pensar no futuro, sem se preocupar, deixe as coisas acontecerem!




Não deixe de amar as pessoas porque elas não fizeram aquilo que você queria... Não desista delas porque simplesmente não fizeram o que você idealizava. Ou porque elas não confiaram o suficiente em você! Conquiste a confiança delas, converse com elas... Isso é amor! Ame as pessoas de verdade, não deixe elas pra trás. Se você sente no seu interior que tem verdadeiramente algo bonito para compartilhar, faça... A gente nunca sabe o porque as pessoas fazem o que fazem, até que deixamos o orgulho de lado e falamos a verdade, e ouvimos o que elas tem a dizer! Aprenda a ouvir as pessoas, os ponto de vista delas, sem julgamentos e cobranças... Apenas ouça e tente se colocar no lugar dela.
Não fique triste caso essa pessoa vá embora, caso ela não possa ficar. Todos irão dizer pra esquece-la, bloquea-la de sua vida... Mas se essa pessoa é importante pra você, se você realmente gosta dela, não deixe de conversar com ela, mesmo que esteja muito longe fisicamente de você. Afinal de contas, hoje em dia todos estamos mais conectados virtualmente do que pessoalmente mesmo... A vida é muito curta para não amarmos as pessoas que fazem parte da nossa história! Não saberemos como "teria sido, nunca..." Tudo bem. Mas podemos saber o que queremos hoje, agora, na realidade das circunstâncias! 


Dê bons conselhos as pessoas; saiba ouvi-las e saiba falar o que elas precisam ouvir. Muitas vezes terá que dizer verdades amargas, estará em situações difíceis, terá que dizer que pensa diferente. Não seja aquele tipo de pessoa que só fala o que os outros gostam de ouvir, que concorda com tudo! Fale o que é preciso para o crescimento da pessoa, faça entender! Fale sempre a verdade, seja honesto e integro mesmo que a maioria das pessoas escolham não ser! Preserve seus princípios! 

Fale sobre Deus para as pessoas. A maioria delas veem falar Dele, mas por ser através de maus exemplos (pessoas que mais julgam, do que ajudam), acabam não entendendo de verdade o propósito da vida, das relações humanas. Deus ama todos nós igual; porém o grande problema é que tem muitos por aí que dão uma falsa impressão de que são mais amados por Deus, de que são mais abençoados e que para ter o amor do Pai é necessário ser como eles idealizam; mas os mesmos só sabem julgar e maltratar o próximo; criticando, falando mal. Querem ganhar as pessoas pelo constrangimento, pelo medo, jogando na cara delas seus erros e pecados, ameaçando-as... E assim elas se sentem desprezadas e acabam nem conhecendo o verdadeiro Evangelho de Cristo.

Ajude as pessoas porque você sabe que isso é bom! Não queira aplausos, não se sinta melhor por isso. Ajudar os outros é nossa obrigação como seres humanos. Pessoas se tornam mais felizes quando fazem outras pessoas felizes! Sorria, seja gentil, educado. Faça o máximo de amizades e relações que possa. Entenda que todo mundo no fundo quer as mesmas coisas;

Serem amados, 

Serem aceitos, 

Serem valorizados...






Comentários

ir para o topo